© 2015 por Cia Mulheres em Movimento www.ciamulheresemmovimento.com.br

Criado por Renata Lopes

OTilia Françoso (Didi)

 

OTilia Françoso (Didi)

Dirigi a Cia Mulheres em Movimento e concebeu os espetáculos: “Donzelas sem mãos”, “Pele de Foca, pele da alma”, “Vasalisa, a sabida”, ”Mulher Esqueleto”, “Barba Azul”, “La Llorona” de 2012 - 2017. Desenvolve Atos Psicodramáticos com a participação plateia a partir dos espetáculos. 

 

Psicóloga CRP 06/39762-0 e Psicodramatista N.611. Especialista em Psicodrama Terapêutico no Instituto Sedes Sapientiae. Atua clinicamente através da dança psicoterapêutica e supervisiona processos individuais de criação autobiográficos a partir da improvisação corporal. 

 

Professora, pesquisadora de Dança Espontânea como abordagem desde 91. Dirigiu grupos de Dança Espontânea e apresentou no meio psicodramático os espetáculos: “Matriz em Cena”, “Movimentos da Paixão”, “Universo Feminino”, “Trilhares” e “Musas Difusas”.

 

Coordena grupo abertos  de Mulheres em Movimento com base nas histórias do livro “Mulheres que correm com os lobos” de Clarissa Pinkolas Estés no Espaço Rasa desde 2005, atua na Casa Jaya desde 2015, e em 2019 no espaço Maha Kali.

Dançarina DRT 28042/SP. Foi bailarina pela Royal Academy of Dancing e professora no Estúdio de Dança Cisne Negro. Estudou consciência corporal com Klauss Vianna, Zélia Monteiro e Rose Akras. No Estúdio A&B, estudou e trabalhou com danças étnicas para crianças, baseado no método de Coordenação Motora de M.M. Béziers e G.D.S. com Betty Gervitz e André Trindade, e no ShivaNataraj foi professora de Consciência Corporal no curso técnico de dança. Criadora intérprete do NIC – Núcleo de Contato Improvisação, premiado pelo 21º Fomento à Dança de SP 2017. Integrante dos espetáculos Relation X e Urban Feral.

 

Organiza as Jams na Jaya, em Casa Jaya;  facilitou “Jam – Encontros de Improvisação” no Espaço Rasa mensalmente de 2006- 2015;  Jam de Contato Improvisação do Programa de Workshops de Dança do CDUS na Galeria Olido 2012; Casa Amarela – Ateliê Compartilhado; Minhocão no Festival Baixo Centro 2014 e no CRDSP em 2015. Facilitou a Pequena Dança – Jam para crianças com adultos em parceria com Ricardo Neves no Espaço Rasa 2014 – 2015, no SESC Vila Mariana 2017, e organizou Jams no Condô em Condomínio Cultural 2018. Em 2019 coordena Jams e atua como professora de dança espontânea e contato Improvisação na Casa Jaya

 

Performer e organizadora em parceria com artista plástico Ricardo Woo nos experimentos coletivos  do “Corpografia: Pigmentos, Carvão e PB” no Espaço Rasa, 2013 - 2015; “Terra Brazilis” no mangue BEXBA – BA; Frotage na Casa Amarela; Strike a pose na Galeria  Sala do Olhar; Happening Ocupação: “Ultraparalela” na Bienal-SP e “A dança do desenho e o desenho da dança” no Festival AMARiana, 2013 – 2014. Em setembro de 2016 integrou a Performance LÍNGUAS com Sol Casal e Praça das Artes.